[X]

Submarino.com.br

Manchete, um canal que faz falta nesses 60 anos de TV

Siga o Cena Aberta no Twitter e divulgue nossas postagens para seus contatos:
Sou jornalista formado e há dez anos escrevo sobre televisão para a internet, tendo passado pelos principais veículos que tratam sobre televisão online.

Não é uma tarefa fácil e muito menos satisfatória. Seria caso os donos das emissoras de TV de nosso país tentassem tirar proveito de críticas construtivas.

Isso não existe. Verificamos erros diários e insistência em repetir o que não deu certo.

Se você viu que errou, leu críticas a respeito e se, especialmente, o telespectador não aprovou, o lógico seria tentar algo diferente.

Mas o que se vê, infelizmente, é uma falta de vontade tremenda. É mais fácil pegar algo pronto e tentar piorar um pouco para ver se assim dá resultado. Algumas vezes isso acontece – existe algo chamado sorte.

E o que se verifica, acima de qualquer coisa, é a falta de profissionais capacitados para ocupar os principais cargos dos veículos de TV. E também profissionais para trabalhar dentro da fábrica de sonhos.

Em 18 de setembro de 1950 teve início a primeira transmissão de TV no Brasil. De lá para cá, 60 anos se passaram e a sensação é que os brasileiros ainda não aprenderam a fazer TV.

Será que é tão difícil assim?

Vou te mostrar que não. Aqui você irá encontrar os principais erros cometidos nos últimos tempos nesse adorado "brinquedinho" e concluir junto comigo que tudo poderia ser diferente, afinal, as pessoas ainda assistem muitos programas da TV, porém, fazem isso via internet.

Esta produção vai se restringir aos últimos 25 anos, que por sinal é a idade deste que vos fala. Vamos praticar a honestidade, afinal não dá para falar do que não vivi.

Da década de 80 para cá pouca coisa mudou. De novo, em rede nacional, apenas o surgimento da Rede TV! que chegou para ocupar a vaga deixada pela extinta TV Manchete.

E, aliás, esse é um pedaço da história que merece destaque. Até hoje, mais de dez anos após seu fim, muitos ainda não entendem o que motivou a queda de  um canal tão repleto de sucessos em meio a uma terrível crise financeira.

Não estamos falando sobre sucessos repentinos. Novelas como Pantanal, Dona Beija, A História de Ana Raio e Zé Trovão, Tocaia Grande e Xica da Silva atingiram números significativos de audiência e até hoje são lembradas e inclusive reprisadas por outras redes que não conseguem o mesmo feito caso exibam uma produção própria.

A Manchete também se destacou com produções infantis que vão desde a estreia de Xuxa e Angélica no Clube da Criança até os seriados Jaspion e Cavaleiros do Zodiáco que rapidamente caíram no gosto da garotada - o jornalismo e as transmissões do carnaval engrossam a lista de sucessos do canal.

O que se vê, no final das contas, não é uma TVJB - TV do grupo Jornal do Brasil - que teve pouco tempo no ar e partiu sem deixar marcas.

Há inclusive quem lamente a extinção da Manchete especialmente pelo que veio na seqüência, a Rede TV!, que em nada lembra a antecessora.

E é exatamente aí que está o X da questão: sem a Manchete, um grande sucesso desses 60 anos de TV no Brasil, não estaria o caminho livre para as demais emissoras brilharem? Não é bem por aí, confira a seguir!

 
cenaaberta.com | by TNB ©2010