[X]

Submarino.com.br

Novelas que reproduzem as paginas policiais

Siga o Cena Aberta no Twitter e divulgue nossas postagens para seus contatos:
A Record realmente tentou fazer telenovelas e estava caminhando bem. Seu trabalho mais elogiável desde que voltou a investir no segmento foi a telenovela Essas Mulheres, uma obra prima da TV. Tamanha qualidade surpreendia, ainda mais porque era a segunda novela produzida pela Record nessa sua nova fase.

Mas a audiência não era nada quando comparada a de A Escrava Isaura, cuja versão fez um grande sucesso para os padrões da Record naquela época. E Isaura já veio com um apelo de décadas, afinal a produção viajou o mundo quando a história foi contada pela TV Globo.

E foi com Prova de Amor, terceira novela da fase "a caminho da liderança" que a Record começou a perder a mão e, como no jornalismo, buscar o jeito mais fácil de conquistar audiência.

Tiago Santiago, que nadava de braçadas por conta da aceitação dessa nova Record junto ao público, mostrou nesse folhetim que não era um roteirista tão inventido quando não tinha em mãos um texto forte como o de A Escrava Isaura.

Apesar de ser inspirada em uma outra história de sucesso – A Pequena Órfã - Prova de Amor estava mais para um projeto autoral e não um remake. Perdido, repetia situações a exaustão e, em meio a uma febre por audiência, passou a reproduzir o noticiário policial no folhetim. O resultado foi instantâneo.

Fazendo a alegria de sua emissora, Santiago inspirou outros autores da casa que apostaram em violência para produzir outras telenovelas, como Vidas Opostas e Chamas da Vida.

O recurso ficou tão frequente que nem a história de Betty, a Feia - Bela, a Feia na Record - escapou ilesa.
Como resultado, boa parte do elenco estelar que a Record conquistou rumou de volta à TV Globo.

Apesar dessas afirmações, não dá pra deixar de destacar o trabalho digno do autor Lauro César Muniz, que sobreviveu em meio ao tiroteio dos folhetins. Só que nem tudo é perfeito: suas novelas não repetiram o fenômeno de audiência das demais e por conta disso sambaram pela grade de programação.

É realmente difícil admitir um fracasso. Muitas vezes a Globo tentou por meio de pesquisas de aceitação verificar o que havia de errado em suas tramas para tentar recuperar o público perdido e não deu certo. Não partiram, no entanto, para a baixaria. Aceitaram a rejeição com dignidade e por isso, mesmo quando uma novela é realmente ruim, a audiência da Globo costuma ser maior ou igual a das concorrentes somadas.

Vejo como um laço de respeito entre o telespectador e a Globo, aquele chamdo "Q" de qualidade.

Não estou dizendo aqui que a Globo não erra e que não desrespeita seu público - a série Norma está aí para provar isso - mas não costuma errar tanto quanto as outras. Isso é fato!

 
cenaaberta.com | by TNB ©2010