[X]

Submarino.com.br

A escassez de criatividade na TV

Siga o Cena Aberta no Twitter e divulgue nossas postagens para seus contatos:
O tempo passa e ainda assim uma famosa frase do inesquecível animador Chacrinha continua fazendo história: "Na TV nada se cria, tudo se copia". E não precisa ir muito longe para buscar provas de que isso realmente acontece.

Na temporada atual tivemos as séries na faixa das 21h, tentativa de sucesso do SBT que fez a emissora de Silvio Santos retomar a segunda posição no horário.

Porém, a falta de estratégia colocou fim a festa: fizeram uma enquete para avaliar qual atração o público gostaria de ver - consultando apenas a internet,com público restrito - e uma série que agrada todas as idades como Sobrenatural acabou sendo substituída por Gossip Girl, produção  adolescente com uma proposta destinada a um nicho específico.

O resultado foi catastrófico e foi de encontro com a inteligência da Record, que no mesmo dia veio com CSI e roubou o público que antes sintonizava no SBT. Na sequência veio a Band, sem sucesso, apostando no filão.

Também envolvendo Band e Record o extinto Programa da Tarde e o Tudo a Ver - que vai e vem na programação  da Record - ganharam versões na Band com o Video News e PopCorn, e aqui cabe dizer que nem tudo o que é bom é copiado: as duas atrações da Record são e sempre serão motivo de críticas. Anos atrás tivemos ainda os quadros de sucesso de Denise Fraga e Regina Casé no Fantástico reproduzidos no Domingo Legal, ainda com Augusto Liberato.

Não bastasse isso, existe uma onda crescente no Brasil de se comprar atrações já prontas dos Estados Unidos e produzir versões brasileiras (Big Brother Brasil, CQC e afins).

Ou seja, além das cópias das concorrentes esse outro fator comprova a incapacidade do Brasil, que está em um plano inferior quando comparado às TV´s lá de fora.

Ainda podemos acrescentar que parte das grades de programação são ocupadas ou por reprises ou enlatados. Na sequência vem o sensacionalismo.

Assim as emissoras brasileiras vão tocando sua vidinha e acreditanmdo que estão dando o eu máximo para agradar o telespectador e o resultado é que continuam precisando ter suas audiências somadas para atingir a da Globo, que tem a grade tomada em sua quase totalidade por atrações próprias.

Ou seja, falta o principal: a criatividade e vontade de fazer. E pelo jeito vai continuar faltando.
 
cenaaberta.com | by TNB ©2010